Rota do Românico

  • O Românico e a Gastronomia de Felgueiras

    (Felgueiras)

    Venha descobrir os monumentos da Rota do Românico e saborear a gastronomia da região: o cabrito assado no forno e o vinho verde.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • O Românico e a Gastronomia de Felgueiras

    (Felgueiras)

    Venha descobrir os monumentos da Rota do Românico e saborear a gastronomia da região: o bacalhau com broa e o pão-de-ló.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Por Trilhos e Caminhos Medievais

    (Felgueiras)

    A manhã desperta bela e agradável, convidando a um belo passeio a pé por caminhos que conduzem até paisagens inesquecíveis. Inspire os aromas silvestres que emanam do arvoredo, sinta a frescura dos rios e deixe-se embalar pelo sol que lhe aquece a alma.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Barcas de por Deus

    (Resende/Cinfães/Marco de Canaveses/Baião/Lousada/Felgueiras)

    Data: 1 a 3 de Fevereiro 2013
    Venha desfrutar de um relaxante fim de semana nas cálidas águas das Termas de Aregos, existentes desde o século XII, quando D. Mafalda, rainha de Portugal, mandou ali construir uma albergaria, percursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Nos Passos de D. Mafalda

    (Penafiel/Paredes)

    Programa de 3 dias:

    Conheça alguns dos monumentos ligados, segundo a lenda, à vida e obra de D. Mafalda, filha de D. Sancho I e neta de D. Afonso Henriques. Aproveite ainda para relaxar e retemperar energias nas Termas de São Vicente.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Capão à Freamunde

    (Rota do Românico)

    Venha conhecer a Rota do Românico e participe na semana gastronómica do "Capão à Freamunde.

    Vai provar o bom capão,
    De gula vais salivar
    Porque acima do que é bom
    Há Capão p’ró seu manjar...

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Turismo Cultural

  • Douro Vinhateiro Tour

    (Douro Vinhateiro)

    Data: 12-14 de Outubro

    Obra-prima da Natureza e do esforço humano, o Alto Douro Vinhateiro, região vinícola demarcada mais antiga do mundo e hoje Património da Humanidade, distingue-se sobretudo pela vinha, pela paisagem grandiosa e pela sua história milenar.

    Numa pequena viagem de três dias, vai poder observar toda esta riqueza, deliciar-se com a gastronomia local e pernoitar num hotel de charme. O resultado é um percurso inesquecível por cenários de impressionante beleza natural e tranquilidade. Um encontro com a nossa história e tradições.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Rotas temáticas

  • Á descoberta do Alto Minho

    (Alto Minho)

    O Minho e os minhotos, se algo os caractriza, só pode ser a diversidade: da paisagem, das tradições, da gastronomia, da cultura...
    O roteiro que lhe propomos percorre, durante 5 dias, cidades, vilas e aldeias do Alto Minho numa descoberta constante dessa diversidade.
    É seguramente uma viagem sensorial e uma oportunidade única de (re)descobrir a alma destas gentes.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Por terras do Vez

    (Arcos de Valdevez)

    Arcos de Valdevez conserva todo o encanto característico desta região: paisagem verde, frescura abundante, arquitectura solarenga e um rio que espelha toda a vaidade de uma vila carregada de história: O Vez.

    A Nordeste, é a imensa riqueza cultural e paisagística do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a presença de notável espólio megalítico, a quase lendária terra e Soajo e a reminiscencia da economia agro-silvo-pastoril apoiada na transumância entre "brandas" e "inverneiras".

    Por todo o concelho, abundam as velhas casas senhoriais, as torres e pontes medievais e de muita história, os templos de todos os estilos, as romarias sem conta e de muita tradição assim como uma gastronomia sem rival.

    Desfrutar do património, da natureza e das tradições dos Arcos de Valdevez é a nossa proposta para este roteiro turístico.

    Sejam bem vindos!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Cores, Sabores e Tradições

    (Paredes de Coura)

    Venha descobrir as Cores, os Sabores e as Tradições de Paredes de Coura através de um percurso interpretativo de grande beleza paisagística no território da Paisagem Protegida do Corno de Bico.
    Na hora de descanso saboreie o excelente almoço que lhe preparámos com produtos típicos da região.
    Á tarde, durante a interessantíssima visita ao Museu Regional, terá a oportunidade de participar na preparação, cozedura e prova dos tradicionais biscoitos de milho.

    Dê mais vida ao seu fim-de-semana!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Civilização do Açucar

    (Pernambuco/Brasil)

    Conhecer a Civilização do Açúcar, em terras do nordeste brasileiro, famosas pela excelência e beleza de suas praias, é ir além do quotidiano, conhecendo algo diferente.

    É ter a possibilidade de vivenciar, intimamente, as verdades de um povo e de seus alicerces, sobre o qual se edificou uma sociedade e uma terra chamada Brasil.

    Já dizia o grande, mestre Gilberto Freyre, sem açúcar não se entende o Nordeste, berço brasileiro, por isso nesta nossa viagem vamos viver esta historia do nordeste açucareiro que não se restringirá apenas a visitar áreas de cultivo da cana, mas sim, entrar pelo interior, conhecer belas paisagens, ter como anfitrião gente hospitaleira, preparada para bem receber.

    Degustar e apreciar uma gastronomia peculiar e variada, que vai de frutos do mar a bode e ao bolo de rolo, que enche os nossos olhos e desperta nossa gula.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Cores, Sabores e Tradições do Norte de Portugal

    (Norte de Portugal)

    Por entre paisagens deslumbrantes e monumentos seculares descobrimos uma região de contrastes. Um povo que se afirma pelas suas tradições seculares, pela sua gastronomia e arte de bem receber. Experiências únicas que estimulam os 5 sentidos. Uma forma diferente de conhecer um Portugal genuíno.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Rota do Café das Fazendas Paulistas

    (São Paulo/Brasil)

    Não há uma evidência real sobre a descoberta do café, mas sim, muitas lendas que relatam sua possível origem e poderes, porém, quando se mergulha no universo dos cafezais em flor e na vida das suas fazendas, pode-se perceber que as lendas que envolvem este universo nos levam a vivências e experiências inesquecíveis.

    Por isso, prepare-se para visitar e se hospedar em verdadeiras fazendas de café, um extraordinário conjunto patrimonial que retrata o apogeus desta cultura.

    Venha saborear o irresistível aroma dos grãos acabados de torrar e, por fim, vivenciar o quotidiano destes produtores de café.

    A exuberância das matas e dos riachos e cachoeiras oferecem também inúmeras opções de lazer com seus passeios ecológicos, de aventura, rural e musical.

    Embarque connosco nessa história.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Rotas do artesanato: A arte da filigrana

    (Póvoa de Lanhoso)

    A técnica de trabalho do ouro persiste ainda hoje com um cunho puramente artesanal, numa zona do Minho, mais concretamente em Travassos e Sobrado da Goma, no concelho da Póvoa de Lanhoso.

    Aqui, através da filigrana «de olhete», os artífices fabricam trancelins, argolas, relicários, cruzes. Também se produzem outros objectos de ourivesaria tradicional, como por exemplo, variados tipos de brincos e argolas, cruzes de Malta, crucifixos de canevão com resplendor, terços com contas de «açafate» e muitos outros que saem das mãos destes mestres do trabalho do ouro.

    Dado o mote, a nossa proposta passa por, no período da manhã, partir à descoberta do património natural e etnográfico da região através de um percurso de pequena rota circular e com paragem numa oficina do ouro. Durante o trajecto teremos um piquenique com produtos regionais.

    Á tarde, iremos conhecer um pouco das origens da actividade dos ourives, através de visitas ao Museu do Ouro de Travassos, a uma oficina do ouro em actividade e ao Museu de Arte Sacra do Santuário de Porto d'Ave.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Estrada Real - Minas Gerais do Ouro

    (Minas Gerais/Brasil)

    A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de paragem, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

    Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada estendeu-se até o Arraial do Tejuco (actual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

    Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de património, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Percursos pedestres AUTO GUIADOS

  • Romeiros da Peneda: A Rota de Sistelo

    (PN Peneda-Gerês)

    Venha percorrer os ancestrais caminhos dos romeiros da Peneda, que outrora «se enchiam de gente movida pela fé» e, calcorreando montes e vales, caminhavam centenas de quilómetros para pedir protecção divina para si, para os seus e para as suas actividades (especialmente agrícolas), ou agradecer pela protecção ocorrida, cumprindo e pagando as suas promessas.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Turismo de Natureza

  • Á descoberta do rio Minho

    (Vila Nova de Cerveira)

    Venha conhecer o fantástico património natural e cultural do vale do rio Minho através de uma visita ao Aquamuseu e aventurar-se numa viagem de barco onde poderá observar todo um ecosistema em perfeito equilíbrio e de grande beleza paisagística.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Passeios a cavalo

  • Passeio a cavalo por terras do Vez

    (Arcos de Valdevez)

    Para os que gostam de aventura preparámos uma experiência sensacional de liberdade e prazer. Um dia a andar de cavalo por uma vasta rede de caminhos que nos permite desfrutar de uma paisagem tipicamente rural.

    Venha e divirta-se.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Passeios à vela

  • Passeio de veleiro

    (Viana do Castelo)

    Liberte as emoções e venha fazer um passeio de veleiro entre Viana do Castelo e Vila do Conde, onde poderá desfrutar da paisagem e do prazer de velejar. Proporcionamos-lhe uma aventura irresistível.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Observação de aves

  • Observação de aves no estuário do Cávado

    (Esposende)

    O estuário do rio Cávado constitui um dos locais mais importantes para as Aves na costa minhota.

    Pretende-se, ao longo de um pequeno percurso pedestre através dos habitats mais significativos do Parque Natural do Litoral Norte, mostrar e dar a conhecer a importância dos estuários para um conjunto muito diversificado de aves. Os participantes terão oportunidades de observar várias espécies de aves (patos, garças, corvos-marinhos, pernaltas, passeriformes) no seu habitat natural. Com a ajuda do(s) guia(s), os participantes irão identificar algumas espécies de aves, através da observação directa e com recurso a binóculos, telescópio e guia de identificação.

    Como complemento da actividade de observação será efectuado um passeio fluvial pelo estuário do Cávado, com o objectivo de dar a conhecer parte da Área Protegida do Litoral de Esposende e sensibilizar para algumas questões ambientais em torno deste ecossistema.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Percursos pedestres

  • Trilho da Ermida a Lindoso

    (Ponte da Barca)

    É um percurso que liga duas aldeias da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se é um amante da Natureza venha descobrir as beleza paisagística destes lugares e o modo de vida das populações serranas.

    Procurámos integrar tudo o que contribui para a singularidade da paisagem. Património rico e variado. Surpreendente, por vezes. Observá-lo é descobrir a história natural, a lógica dos tempos, a acção das suas gentes.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Percurso da Água

    (Ponte de Lima)

    Partindo do Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos, uma fabulosa zona húmida rodeada de zonas agrícolas e florestais (com amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros), perto de Ponte de Lima, este percurso tem como principais objectivos a compreensão do movimento do principal elemento desta área protegida, a água, na bacia hidrográfica do rio Estorãos, bem como ficar a conhecer um pouco melhor a biodiversidade, história e etnografia do local.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • À Descoberta da Via Nova na Serra do Gerês

    (PN Peneda-Gerês)

    Propomos um passeio cultural à descoberta da Via Nova, um dos maiores presentes que nos legou o Império Romano e um verdadeiro museu ao ar livre.

    Começaremos com um enquadramento geral acerca da ocupação do Homem, no Norte de Portugal, desde a Pré-História até ao Império Romano, através de uma visita guiada ao museu D. Diogo de Sousa, em Braga. Depois desta abordagem, percorremos, na Serra do Gerês, a via romana (Via Nova ou Geira), construída há cerca de 2000 anos e apreciamos os seus dois elementos mais marcantes: O belíssimo cenário paisagístico e os marcos miliários.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho da Mesa dos Quatro Abades

    (Ponte de Lima)

    Venha desfrutar das maravilhosas panorâmicas sobre o Vale do Lima e a Serra de Arga que este itinerário lhe oferece, assim como conhecer “in loco” a pitoresca Mesa dos Quatro Abades, ponto de confluência de outras tantas freguesias e símbolo da íntima ligação entre o sagrado e o temporal.

    Com início no lugar da Vacariça, na freguesia de Refóios do Lima, o percurso passa por Vilar do Monte e termina no lugar de Bárrio. De fácil execução e maioritariamente em plano descendente, os participantes são convidados a penetrar num espaço de liberdade que lhes irá desvendar o que de mais genuíno há do Minho rural.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • À descoberta do espírito do Douro

    (Douro Vinhateiro)

    Lugar da vida duriense por excelência, a quinta é o ponto privilegiado para se encontrar o fio condutor entre a vinha e o produto final.

    Por entre vinhas e sucalcos propomos um percurso pedestre de grande beleza cénica ,entre a aldeia de Provesende e o Pinhão, para depois, saciado o corpo com um almoço tradicional, estimularmos outros sentidos na Enoteca da Quinta da Avessada. Será seguramente a melhor forma de descobrir o Espírito do Douro.

    Seja bem vindo!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho do Mezio e visita ao Soajo

    (PN Peneda-Gerês)

    Este circuito, pela sua simplicidade, está vocacionado para quem tem filhos entre os 6 e os 12 anos, onde a componente de descoberta da Natureza, aliada à aventura em ar livre, constituem ingredientes para um dia bem passado em família.

    Tendo como ponto de partida o Centro de Interpretação do Mezio, o trilho desenvolve-se ao longo de uma zona relativamente plana, permitindo efectuar uma caminhada suave para observar os vários sinais de ocupação do território e a beleza do espaço envolvente, tais como mamoas, brandas, bosques, riachos ou carvalhos americanos. Terminado o piquenique iremos visitar a vila de Soajo, única nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica assim como os tão característicos espigueiros de tipo galaico-minhoto.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho dos Currais

    (Ponte de Lima)

    Com início e fim junto à Pedra Bela, o Trilho dos Currais percorre três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro.

    De âmbito Cultural e Paisagístico, este trilho proporciona um contacto directo com o espírito e tradições comunitárias locais, nomeadamente as actividades silvo-pastoris predominantes ou que predominaram na serra do Gerês.

    Ao longo de um percurso, onde sobressai a rudeza da montanha, iremos visualizar alguns dos aspectos característicos dos caminhos dos vezeiros / pastores, de que são exemplo as “mariolas” ou "moços".

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho da Peneda

    (PN Peneda-Gerês)

    Este percurso pedestre leva-nos ao coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em plena Serra da Peneda, um local isolado com paisagens imponentes e grandes maciços graníticos onde poderá observar memórias e vestígios das formas de vida comunitária, hoje já quase desaparecidas. Descobrir todo o enquadramento cénico em redor do santuário da Senhora da Peneda será certamente uma experiência única a não perder.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Por caminhos com "sentidos"...

    (Ponte de Lima)

    Promover o contacto com a natureza, libertar os sentidos e passear por carreiros rurais é a nossa proposta para este percurso pedestre de grande beleza paisagística.

    Com início na Quinta da Agra, um conjunto edificado com fundação anterior ao Sec. XVI inserido numa paisagem tipicamente minhota, os participantes vão poder envolver-se por uma rede emaranhada de carreiros e caminhos que atravessa as veigas e serpenteia pelas encostas do Vale do Lima onde iremos observar as paisagens modificadas pelo homem, que arroteou campos, sobrepôs socalcos, plantou arvoredo e salpicou de cor com as habitações pintadas de branco, algumas vezes de ocre, e cobertas de telhas da cor do barro vermelho.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho do Lindoso a Soajo

    (PN Peneda-Gerês)

    Lindoso e Soajo são o ponto de partida para conhecer a cultura, o património e a natureza deslumbrante desta área de montanha, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Chegue mais perto da natureza da melhor maneira. Longe do reboliço da cidade estes são os ingredientes que lhe vão garantir um dia bem passado.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Percurso pedestre pelos moinhos de vento de Montedor

    (Viana do Castelo)

    Com interpretação da natureza, da história e património e tendo como ponto de partida o Forte do Paçô, no concelho de Viana do Castelo, este trajecto desenrola-se suavemente pela Gandara de Montedor, onde poderá apreciar a beleza cénica bem como a riqueza arqueológica e geológica que demonstram a importância deste espaço natural do ponto de vista ambiental e da conservação da natureza. Ao longo do percurso, os participantes terão oportunidade de ver as gravuras rupestres de Carreço, um conjunto de Pias Salineiras da praia de Fornelos, o farol de Montedor e por último visitar um moinho de vento, assistindo a uma reconstituição do processo de moagem.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Rota do Brandeiro

    (PN Peneda-Gerês)

    Num ambiente serrano de beleza ímpar venha descobrir caminhos de uma tradição secular na qual os brandeiros seguiram anos a fio a rota da transumância, levando o gado para as terras altas e aí permanecendo durante seis meses em comunhão com a montanha.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Trilho da Águia do Sarilhão

    (PN Peneda-Gerês)

    Inserido numa região de belíssimas paisagens naturais e de fortes tradições culturais e etnográficas o Trilho da Águia do Sarilhão desenrola-se na zona circundante do Campo do Gerês, ao longo do qual poderá deliciar-se com diferentes perspectivas da albufeira bem como observar alguns dos marcos miliares da Geira Romana.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Para os mais novos

  • Exploradores da Natureza

    (PN Peneda-Gerês)

    Inserida num ambiente de grande beleza paisagística a actividade EXPLORADORES DA NATUREZA está especialmente vocacionada para participantes com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Tendo como objectivos principais promover descoberta dinâmica do nosso Património Natural, bem como a realização de trabalho prático na área do ambiente.
    Estão, assim, lançados os ingredientes essenciais para um dia bem passado em família.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Semear leituras para pais e filhos

    (Ponte de Lima)

    Esta iniciativa, dirigida a pais e filhos (crianças entre os quatro e os oito anos), tem como objectivo promover o contacto precoce assíduo com a leitura e os livros.

    Parte da necessidade sentida por muitas famílias de actividades que intensifiquem os laços afectivos e que impulsionem o diálogo entre o núcleo familiar e pretende, assumindo uma dimensão fortemente prática, fomentar alguns hábitos de leitura em família, sugerindo estratégias para contar histórias e formas de exploração do livro (texto e imagem).

    Esta actividade será realizada num ambiente natural, em plena paisagem protegida das lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos (Ponte de Lima) e na Quinta de Pentieiros situada nas proximidades.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Rotas do artesanato: Pelos Caminhos da Olaria e do Figurado

    (Barcelos)

    A arte de modelar o barro transmite-se de pais para filhos, em torno de uma tradição, cria-se e desenvolve-se através de um conjunto de práticas sociais e conteúdos simbólicos. Ignorar ou menosprezar esta arte popular é esquecer os vínculos à terra e às origens da nossa civilização.
    Propomos-lhe descobrir as oficinas tradicionais, o trabalho à roda e a pintura à mão. Suje as mãos com barro e experimente dar forma a um púcaro ou expressar, através de uma peça, a sua imaginação de criança.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Programas de fim-de-semana

  • Desfolhada na Aldeia do Pontido

    (Fafe)

    Venha descobrir a Aldeia do Pontido, três décadas depois do seu último habitante ter partido, agora totalmente recuperada e requalificada para Turismo de Aldeia.
    Bem perto da barragem da Queimadela, esta aldeia é uma excelente opção para quem pretende ter uns dias de sossego absoluto.
    A sugestão para este fim-de-semana convida a participar em experiências simples mas carregadas de tradição: O moer da farinha, o cozer do pão, o pisão, a desfolhada…
    Visitar a região, dormir num espaço confortável e degustar um cabrito ou uma vitela assada num forno de lenha são outras das proposta a que não vai resistir. Tudo para que as horas não tenham fim…

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Passeio a cavalo pelos trilhos do lobo

    (PN Peneda-Gerês)

    Uma forma diferente de conhecer o património natural e cultural que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem para oferecer é descobri-lo a cavalo.

    Para quem gosta de aventura oferecemos-lhe 2 dias de pura emoção e prazer.

    A galope ou apenas num sereno passeio a cavalo, parta à descoberta das paisagens deslumbrantes, do verde dos bosques, dos ribeiros de água cristalina ou mesmo de vestígios de ocupação pré-histórica.

    Percorremos trilhos florestais e caminhos de terra batida que permitem explorar os lugares mais recônditos da serra do Soajo, onde o Lobo vagueia num dos seus raros territórios de abrigo.

    É uma proposta tentadora que vale a pena experimentar e uma maneira inesquecível de descobrir o Parque Nacional, ao seu ritmo!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Doçaria Conventual Beneditina

    (Mosteiro de Tibães (Braga))

    Venha descobrir os segredos gastronómicos dos monges beneditinos durante o tempo da Quaresma, deliciar-se com um jantar inspirado em receitas do séc XVIII e repousar, por uma noite, na hospedaria do mosteiro. Uma atmosfera de tranquilidade embebida pela espiritualidade de outros tempos.

    Uma experiência única que não vai esquecer!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Territórios de montanha: Percursos de lazer.

    (PN Peneda-Gerês)

    Comece por imaginar um lugar de montanha aprazível. Junte-lhe uma casa rústica com um espaço acolhedor para dormir; uns passeios pela montanha em dias soalheiros de Inverno e, por fim, um restaurante com um ambiente familiar, um belo fogo na lareira e um jantar romântico à luz das velas!

    Escolha o programa que mais lhe agrada e descubra a imensa riqueza cultural, paisagística e gastronómica que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem para oferecer.

    Um fim-de-semana relaxante para partilhar com quem mais gosta.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Entrudo Tradicional de Lindoso - O Pai Velho

    (Ponte da Barca)

    Venha assistir à comemoração tradicional do Entrudo com raízes celtas que tem lugar nas Terras de Lindoso e aproveite o fim-de-semana alargado para conhecer melhor esta beleza perdida no interior do Alto-Minho.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Arte, Tradição e Natureza: Uma simbiose possível...

    (Vila Nova de Cerveira)

    Com o programa “Arte, Tradição e Natureza: Uma simbiose possível...” convidamos os participantes a descobrir pedaços da nossa história, lugares mágicos e espaços que nos ensinam formas de uma vivência harmoniosa entre o Homem e a Natureza. Tudo isto num compacto de fim-de-semana que se pretende tranquilo e cheio de emoções.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Fim-de-semana em Castro Laboreiro

    (PN Peneda-Gerês)

    Silêncio, ar puro, contacto com a natureza, deixar correr o tempo, olhar o gado, beber água fresca, ... Venha passar uns dias entre o céu e a terra!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Fim de Ano em Castro Laboreiro: Entre a Natureza e as Tradições...

    (PN Peneda-Gerês)

    Fuja do reboliço da cidade e comece o Ano Novo em paz com a Natureza! No planalto de Castro Laboreiro venha passear num dos cenários de montanha mais belos de Portugal, tomar contacto com algumas práticas tradicionais e saborear a gastronomia castreja.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Da Sra da Peneda ao Soajo

    (PN Peneda-Gerês)

    Data: 1 a 3 de Março

    Por entre aldeias perdidas, rios de água cristalina, bosques centenários e caminhos de romeiros e contrabandistas, este percurso pedestre de 2 dias é uma oportunidade única de contactar com a imensa riqueza cultural e paisagística do Parque Nacional da Peneda-Gerês e uma excelente experiência para os amantes da Natureza.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Multi-actividades

  • Aventuras no rio Lima

    (Ponte de Lima)

    Fazer um passeio de caiaque entre Ponte da Barca e Ponte de Lima é seguramente uma forma diferente de apreciar as margens do rio Lima nas suas cores e formas multifacetadas.

    Traga os seus amigos e viva uma experiência divertida.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Um outro olhar sobre o rio Lima

    (Ponte de Lima)

    Um enquadramento personalizado e a excelência dos locais a visitar são o cartão de visita para um programa cheio de emoções, que o levará a esquecer a rotina do dia a dia.

    Com início em Ponte da Barca e a terminar em Bertiandos, os participantes poderão, ao longo do dia, ter uma percepção diferente do rio Lima e das suas margens a partir de um kayak e de uma bicicleta.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Experiências

  • Na cozinha com o Chefe Silvestre

    (Viana do Castelo)

    A Experiência...
    Sabores surpreendentes e combinações inesperadas de ingredientes são as sugestões do Chefe Silvestre para este workshop culinário, onde vai poder aprender a confeccionar uma refeição que irá surpreender os seus amigos da próxima vez que os convidar para sua casa.
    No ambiente requintado da Casa Melo Alvim ensinamos-lhe a desfrutar dos prazeres da cozinha e a dar um toque especial na decoração dos seus pratos.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Despertar sabores e tradições: O cozido à portuguesa

    (Ponte de Lima)

    Promover o contacto com a natureza, os sabores e o património do saber-fazer que se pode encontrar nos Solares de Portugal é a proposta para este fim-de-semana.

    Na Quinta da Agra, um conjunto edificado com fundação anterior ao Sec. XVI inserido numa paisagem tipicamente minhota, os participantes vão poder envolver-se em duas actividades da gastronomia tradicional: O fabrico de pão caseiro num forno de lenha e a preparação de um cozido à portuguesa com a sua rica variedade de carnes, enchidos e legumes, tudo confeccionado num típico pote de ferro.

    Um passeio pedestre pelas Lagoas de Bertiandos bem como pelo centro histórico de Ponte de Lima não deixarão de constituir um atractivo suplementar.

    O dia termina como começou... à volta da lareira para saborear um merecido caldo verde acompanhado de chouriço e broa acabada de fazer.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop de Doçaria Conventual

    (Ponte de Lima)

    A Doçaria Conventual é um dos legados mais ricos do nosso património histórico e cultural, a preservar e valorizar.

    Acreditando nesse valor, a Oficina da Natureza e Mónica Pereira propõem-lhe uma viagem ao passado, convidando-o a descobrir e reproduzir os sabores deliciosos e únicos da Doçaria Conventual Portuguesa.

    Ingredientes como açúcar, ovos, amêndoas e especiarias, darão vida a diversos receituários, ricos em sabor e tradição, de alguns dos conventos de Portugal.

    Aceite este desafio e delicie-se!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Douro, Vindimas e Vinho

    (Favaios)

    Na mais antiga Região Demarcada do Mundo esta é a época das vindimas.

    No Douro, é o culminar de um ano de trabalho onde o produto final é a imagem de marca. O vinho.

    Venha experimentar um programa único, preparado para lhe despertar os 5 sentidos: os olhos cheios de cores quentes, os ouvidos embalados com cantigas, o paladar estimulado pelas provas e o olfato com os cheiros intensos dos mostos que fermentam...

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Pintura Mural a Fresco

    (Rota do Românico)

    Venha compreender o significado e as técnicas ancestrais da pintura mural a fresco que ainda hoje encontramos em muitas das nossas igrejas românicas.

    A proposta é que os participantes, após uma visita ao Mosteiro de Sta Maria de Pombeiro, monumento da Rota do Românico, se transformem em “mestres” por um dia e realizem um fresco com as suas próprias mãos, numa placa de pequenas dimensões, aplicando as técnicas e os materiais tradicionais.

    A tarde será uma "viagem"pela doçaria tradicional da região...

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop de Compotas & Licores

    (Ponte de Lima)

    Venha aprender como se confeccionam os licores e compotas de forma tradicional e com produtos caseiros. Aproveite a nossa promoção de fim-de-semana e desfrute de uns dias agradáveis, fora da agitação urbana, para conhecer a região de Ponte de Lima e provar alguns produtos regionais.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Caminho Português de Santiago com guia

    (Santiago de Compostela)

    Gostava de fazer o Caminho de Santiago integrado num grupo, com a ajuda de um guia especializado, o conforto de um veiculo de apoio, mas não consegue reunir um grupo de amigos? Não se preocupe!

    A Oficina da Natureza organiza 2 grupos anuais nos quais se pode inscrever. Na Primavera e no inicio do Outono escolha a data que mais lhe convém e faça a sua pré-inscrição para os próximos grupos.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Provas no Douro; Vindimas no Dão

    (Douro vinhateiro | Santar)

    Programa de 2 dias

    Época de vindimas é sinónima de muita azáfama nas várias regiões vitivinícolas nacionais.

    É o culminar de um ano de trabalho onde o produto final é a imagem de marca. O vinho!

    Venha experimentar um programa sensorial, preparado para lhe despertar os 5 sentidos: os olhos cheios de cores quentes, os ouvidos embalados com cantigas, o paladar estimulado pelas provas e o olfato com os cheiros intensos dos mostos que fermentam...

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Do Garrano ao Lusitano: Um dia no Centro Equestre do Vale do Lima

    (Ponte de Lima)

    Vocacionada tanto para adultos e jovens que nunca ousaram montar a cavalo, como para aqueles que dominam a arte equestre, a nossa proposta é a de que venha conhecer a vida de um Centro Equestre, as suas rotinas e toda a azáfama que gira em volta dos cavalos.

    Aproveite também a oportunidade para uma iniciação à prática da equitação, desfrutando do contacto com os cavalos de raça Garrano e Lusitana. Oferecemos-lhe uma vivência rural e a oportunidade de conjugar lazer e desporto numa atmosfera vibrante e divertida.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • NATAL - Hoje

    (Braga)

    "e não escolheu
    casa nem rua
    a luz
    conforme vinha
    do céu
    assim parou
    sobre a tenda
    em Belém...
    sobre a tua
    sobre a minha."

    António Pinto de Sousa

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop de Compotas e Biscoitos na Cozinha dos Frades

    (Ponte de Lima)

    Venha aprender a fazer compotas sem açucar e biscoitos artesanais com uma formadora que dedica a sua vida profissional a esta atividade, enquanto disfruta do ambiente sereno e cheio de história, na Cozinha dos Frades do Mosteiro de Refóios do Lima.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Cores Sabores e Tradições: A apanha da laranja do Ermelo

    (PN Peneda-Gerês)

    Esta é uma oportunidade única para tomar contacto com as tradições e costumes das comunidades serranas do PNPG, descobrir a gastronomia local e apreciar a beleza paisagística destas terras.

    O dia começa no Soajo com um percurso de pequena rota, ao longo do qual poderá observar os antigos moinhos, levadas de água, cascatas e as brandas de gado assim como visitar a vila e os seus característicos espigueiros.

    Ao almoço, nada como saborear um excelente Cozido à Minhota e matar a sede com o sabor intenso de um vinho verde da região. Para finalizar, sugerimos que prove o bolo de mel do Soajo, uma das maravilhas da doçaria tradicional do Minho.

    Entre a Serra do Soajo e o Rio Lima, num paradisíaco anfiteatro, encontra-se a aldeia de Ermelo. Aqui iremos observar o seu mosteiro Cisterciense, onde se encontra o S. Bento da "Cartolinha", e percorrer as suas ruelas estreitas com casas medievais.

    Uma visita aos laranjais da aldeia é ponto obrigatorio, onde poderá participar na apanha das famosas laranjas do Ermelo. Este fruto, com características únicas e actualmente certificado, foi introduzido pelos monges de Cister no século XIII.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Percurso pedestre pelos trilhos do pastor

    (Arcos de Valdevez)

    Venha descobrir o concelho dos Arcos de Valdevez num roteiro pela natureza e pela cultura da região.

    Tudo preparado para que tenha um fim-de-semana diferente.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Despertar Sabores e Tradições: Na Rota da Lampreia e do Vinho Alvarinho

    (Melgaço)

    Em terras raianas do Alto-Minho vamos conhecer as pesqueiras do rio Minho, um património centenário que urge preservar, bem como degustar um dos pratos típicos da região: A lampreia à moda do Minho.

    O programa começa com uma visita à Quinta do Soalheiro para uma visita à adega e prova de Alvarinho.

    Depois, acompanhados pelo Rui, um excelente pescador de lampreia, ficaremos a conhecer um pouco das tradições e modos de vida de quem vive desta arte artesanal.

    Chegada a hora do repasto é tempo de conhecer a Quinta da Folga, um lugar tranquilo para uma experiência gastronómica inesquecível.

    Sejam bem vindos!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop de ervas medicinais

    (Ponte de Lima)

    Desde que surgiu sobre a superfície terrestre que o Homem está estreitamente ligado ao mundo das plantas, graças às suas múltiplas propriedades, que satisfazem as mais diversas necessidades humanas.

    O interesse pelas plantas medicinais ressurgiu nos últimos anos, à medida que a ciência foi comprovando os seus efeitos benéficos. Em Portugal, nas zonas rurais, não é preciso fazer grandes caminhadas para encontrar ervas medicinais ainda no estado espontâneo.

    Venha descobrir o que um simples passeio pelo campo lhe pode proporcionar.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop "Desenhos à beira-rio"

    (Ponte da Barca)

    O âmbito desta actividade é um exercício de desenho livre, tendo como objectivo fazer com que os participantes olhem para os objectos que o rodeiam, ao seu modo e para ao seu gosto, retratar a paisagem.

    Imagine um espaço bucólico numa típica vila minhota, junto a uma ponte cheia de história e onde o rio, com as suas águas cristalinas, é o espelho da paisagem que queremos desenhar.

    O cenário está montado. Esperamos por si!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop de Iniciação à Fotografia da Natureza

    (PN Peneda-Gerês)

    Quando foca a sua câmara, foca também a sua mente. Uma máquina fotográfica abre-lhe perspectivas da Natureza que nos escapam à primeira vista, permitindo-lhe observar mais claramente os pormenores e despertar sensibilidades.

    Propomos uma escapadela de fim-de-semana até ao coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Aqui, árvores e prados, montanhas e vales, lagos e rios e a imensa abóboda do céu podem ser vistos e sentidos de múltiplas perspectivas. Venha descobrir e registar a sua.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Práticas comunitárias: o apanhar do centeio

    (PN Peneda-Gerês)

    Venha até ao interior do Alto-Minho participar numa das ancestrais práticas comunitárias das nossas aldeias: a apanha do centeio, ou cegada.

    Uma fuga de fim-de-semana para conhecer um dos mais espantosos cenários naturais mesmo no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês. Tendo por base a aldeia de Lindoso, mesmo na fronteira com Espanha, poderá ainda admirar o seu castelo, a eira e os espigueiros comunitários, visitar moinhos de água, abrigos de serra, fojos de lobo e deslumbrar-se com paisagens de uma imensidão sem fim. Saborear a gastronomia local e dormir numa das casas de Turismo de Aldeia são as nossas propostas.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Vindimas no Minho

    (Arcos de Valdevez)

    E que tal deixar-se contagiar pela alegria e convívio que uma vindima no Minho proporciona?

    Traga a sua boa disposição e venha descontrair-se numa quinta cheia de tradições, onde as vindimas são sempre vividas com muito trabalho mas também com sinais de festa e de confraternização. Aqui poderá ouvir as mulheres a cantar enquanto vindimam, as concertinas a tocar ao desafio e os bombos a ajudar à festa. Já noite dentro, terá o privilégio de assistir ao pisar das uvas à moda antiga, com os pés e animação à mistura. Tudo isto acompanhado de um bom almoço e jantar, que é coisa que não se pode dispensar numa altura destas.

    Esta é uma experiência única que a Casa Torre de Aguiã, em Arcos de Valdevez, lhe proporciona. Tudo foi pensado para que as memórias de outros tempos se transformem numa vivência dos nossos dias.

    Traga o seu grupo de amigos e desfrute de um dia diferente.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Rota do Azeite de Trás-os-Montes: Uma experiência única

    (Vila Flôr)

    "Verde foi meu nascimento
    E de luto me vesti
    Para dar a luz ao mundo
    Mil tormentos padeci."

    Parta à descoberta de Trás-os-Montes numa rota que o levará ao encontro de tradições ancestrais, duma gastronomia de sabores autenticos, e da arte de bem receber.
    Seleccionámos os melhores locais para que a sua experiência seja única.

    Esperamos por si!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • 48 horas de bem-estar: Uma viagem sensorial no coração do Gerês.

    (PN Peneda-Gerês)

    Venha namorar...

    Deslumbre-se! Descanse! Renasça! Comungue da paz e da serenidade que só a natureza em estado puro oferece! Deixe o tempo correr…

    Criámos um programa único que conjuga o esforço que um percurso pedestre envolve com o retemperar do corpo e do espírito no Aquafalls Spa Hotel. O resultado...

    Uma fuga perfeita para conhecer um dos mais espantosos cenários naturais mesmo no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Workshop "Doces Tradicionais de Travessa"

    (Ponte de Lima)

    Nesta experiência que lhe propomos pela doçaria regional minhota, damos a conhecer alguns dos usos e costumes seculares das grandes cozinheiras da região.
    Porque uma típica refeição não prescinde de uma boa sobremesa, vamos ensinar-lhe a confeccionar um cremoso arroz doce, um tostado leite creme e a aletria com desenhos de canela. Para os dias especiais, temos ainda os ovos queimados e o leite real. Receitas a que os mais gulosos não vão conseguir resistir!

    Venha experimentar!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Rotas de jardins

  • É tempo de camélias... nos Açores

    (Açores)

    Em parceria com a Associação Portuguesa dos Jardins e Sítios Históricos sugerimos-lhe uma viagem aos Açores para descobrir os seus magníficos jardins, alguns dos quais privados. Esta será a altura para apreciar as camélias e as azáleas em todo o seu explendor.
    Mas as paisagens mágicas dos Açores são muito mais do que flores e, assim, propomos um completo programa de visitas a S. Miguel, Faial e Pico onde, sempre acompanhados de especialistas, poderemos ver e apreciar o que de melhor existe nessas 3 ilhas, incluindo a gastronomia local, confeccionada especialmente para este grupo, em restaurantes e quintas exclusivas.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • Orquideas no Porto; Camélias em Guimarães

    (Guimarães)

    Para os amantes de flores este fim-de-semana tem uma dupla atracção: A exposição de orquídeas no Porto e a exposição de camélias em Guimarães.

    Aproveitando os dois eventos propomos que parta à descoberta de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, uma cidade cheia de energia criativa, e percorrer as suas ruas antigas, visitar monumentos famosos e desfrutar das esplanadas nas praças bonitas e bem cuidadas.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo
  • As Camélias em Terras de Basto

    (Celorico de Basto)

    “Com o advento do romantismo, no século XIX, surge em toda a Europa uma nova concepção de jardim, a que a região de Basto rapidamente adere, e em que uma das pedras de toque é a introdução da camélia como elemento estético importante, nomeadamente na arte da topiária.”

    “Para quem se desloque a Celorico de Basto durante o período de floração, vale a pena perder-se na contemplação dos seus jardins, onde a camélia assume papel de relevo. É uma oportunidade para se deliciar com as cores vivas das suas flores em pleno inverno ou com o verde denso das suas copas, em perfeita simbiose com a afirmação arquitectónica das suas contruções.”

    (in Camélias… outros olhares, Jorge Garrido, Agro-Manual Publicações, 2011)

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Passeio Cultural

  • Um dia na Rota do Românico

    (Vale do Sousa)

    Por entre as terras e a tranquilidade dos rios que envolvem o Vale do Sousa venha sentir a magia de andar por lugares que remontam ao século XI e perca-se por caminhos carregados de histórias, que o vão surpreender a cada instante.

    Saborear os tentadores paladares regionais ou deliciar-se com os sons únicos do canto gregoriano são outras das propostas para lhe despertar os sentidos e reconfortar a alma.

    É uma viagem ao início da nossa História que, através de um património românico singular, lhe dará a conhecer alguns dos marcos da fundação da Nacionalidade.

    Aceite o nosso convite!

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo

Passeios culturais

  • Descobrir paraísos na cidade: quintas de recreio do século XIX

    (Porto)

    No século XIX, os ideais românticos e o gosto pelo coleccionismo botânico deram origem a jardins singulares ainda hoje preservados em quintas, cujos espaços remetem para histórias com encanto.

    Se gosta de plantas e é amante da jardinagem, esta é a altura ideal para apreciar as camélias que começam a despedir-se e a dar lugar a outras florações, cores e cheiros intensos que imprimem nova vida aos jardins destas quintas.

      +Info         Inscrição         Enviar a um Amigo