Actividades do Mês
  • Arte, Tradição e Natureza: Uma simbiose possível...

    (Vila Nova de Cerveira)

     

    Sexta-feira

    9:30 - 10:30  Visita guiada pelo centro histórico de V.N.Cerveira

    • Local de encontro: Junto à Câmara Municipal

    11:00 - 12:30  Visita guiada ao Convento de S. Paio

    • Fundado em 1392 por frei Gonçalo Marinho, o Convento de S. Paio é um espaço de notável a beleza paisagística e de paz espiritual. O actual proprietário, o escultor José Rodrigues, na impossibilidade de o reconstruir na traça primitiva, optou pela recuperação que, sem ofender o ambiente ou o ascetismo franciscano, está a transformá-lo em local de peregrinação artística. Aqui poderemos visitar, entre outras coisas, as esculturas de José Rodrigues, a galeria de desenhos, pintura e serigrafia e a exposição de arte sacra na capela do Convento.

    13:00 - 14:30  Almoço (não incluído no preço do programa)

    15:00 - 18:00  Programa pedagógico no Aquamuseu do rio Minho

    • Passeio de barco pelo estuário do rio Minho. Nesta visita é dada a conhecer algumas características físicas, como a dinâmica das correntes, parâmetros físico-químicos, assoreamento; características biológicas com a distribuição das espécies, vegetação ripícola e factores antrópicos como pesca e poluição.
    • Visita guiada ao Aquamuseu do rio Minho. Ao longo de vários aquários que simulam o rio Minho, desde a nascente até à foz, o visitante fica a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio.
    • Visita à exposição de artes da pesca utilizadas no Rio Minho, que atravessaram gerações de homens ligados ao rio, além de equipamentos, materiais, utensílios e roupas utilizados pelos pescadores.

    Sábado

    09:30 - 16:30  Percurso pedestre interpretado pela Serra D’Arga

    • Este percurso inicia junto à Igreja paroquial de Arga de Baixo, visitamos a fonte da salgueirinha, passamos pelo meio do lugar, a escassos metros estamos no lugar de Meijão já em Arga de Cima, visitamos a aldeia, seguimos, para depois visitar o pontão do Lobo, o abrigo do pastor, os diversos moinhos que encontramos ao longo do percurso, a ponte das Traves.
    • Teremos a possibilidade de visitar um dos poucos moinhos que existem a funcionar correctamente, e que ainda conserva a traça característica arquitectónica dos moinhos de Serra d’Arga.
    • É um percurso de uma imensa riqueza cultural, pois permite ter um contacto profundo com a população local e desfrutar de uma paisagem sem igual.
    • Local de encontro: Junto à Câmara Municipal de V.N. Cerveira

     

    Sugestões de alojamento: