Actividades do Mês
  • Passeio de veleiro

    (Viana do Castelo)

    Um passeio à vela pelo litoral norte para desfrutar da paisagem e do prazer de velejar é uma aventura irresistível.

    Esta é uma experiência única e cheia de sensações. Sempre acompanhados por um monitor credenciado a actividade começa na marina de Viana do Castelo com uma sessão de divulgação teórico-prática de vela. Terminado o briefing será hora de içar a âncora e partir para uma aventura que durará cerca de 4 horas.

    Ao longo do trajecto os participantes terão oportunidade de observar algumas particularidades da costa assim como conhecer um pouco da arte de velejar e os seus segredos, podendo participar em algumas das actividades a bordo.

    Por fim delicie-se com a vista privilegiada sobre a cidade de Vila do Conde.

    Traga os seus amigos e divirta-se!

     

    O que pode aprender durante a viagem:

    • É feita uma apresentação de todos os componentes e actividades que suscitam maior curiosidade num veleiro (aparelhos electrónicos, cabos e as suas funções assim como as manobras que são feitas com as velas.
    • Começa-se por explicar para que serve o radar, que são os nossos olhos durante a noite e em condições de visibilidade reduzida (nevoeiro) e que nos dá a posição dos navios mais próximos.
    • Em seguida algumas noções de GPS, aparelho que nos dá a posição onde estamos, o rumo, a distância para o ponto que pretendemos atingir, a velocidade a que seguimos e hora prevista de chegada.
    • Uma breve explicação em como se deve operar no rádio VHF para comunicar com outros barcos e marinas, bem como com o sistema de segurança em caso de emergência.
    • Fala-se sobre o anemómetro, que nos dá a intensidade e direcção do vento, o piloto automático que conduz o veleiro no rumo que lhe metermos e a sonda que nos dá a profundidade que temos abaixo da quilha.
    • Após tudo isto é dada uma breve noção de orientação das velas, ensina-se os interessados  a pegarem na roda do leme e, mediante pequenas instruções, fazer com que sigam na rota previamente estipulada.
    • Em caso de vento mais agressivo, são aconselhados os lugares que cada tripulante deve ocupar na embarcação, a fim de que as precauções de segurança sejam cumpridas.


    Este programa pode ser realizado em qualquer dia da semana, com reserva de 3 dias de antecedência e mediante disponibilidade e boas condições meteorológicas.