Actividades do Mês
  • Trilho da Peneda

    (PN Peneda-Gerês)

    O trilho da Peneda

    • Este percurso realiza-se em plena serra da Peneda, entre dois povoados serranos: o aldeamento da Peneda e a branda da Bouça dos Homens.
    • Ao longo da fase inicial do trilho iremos percorrer um carreteiro muito antigo e por onde passavam os carros de bois, da raça Barrosã, que fazia a ligação entre aqueles dois povoados. Após, aproximadamente, 3km e atingida a cota dos 1100m de altitude, inicia-se a descida, avistando-se ao longe a Branda da Bouça dos Homens.
    • Pouco depois, tomamos um antigo caminho de romeiros devotos da Sr.ª da Peneda. Trata-se de um caminho designado de pé-posto, uma vez que não permite outro modo de percorrê-lo.
    • De seguida, uma nova ascensão até as faldas da Penameda, a 1215 m de altitude, e logo voltamos a descer até um pequeno lago, conhecido por “Pântano”, situado na “Chã do Monte”. Esta represa servia uma mini-hídrica, que há anos fornecia a energia eléctrica ao povoado da Peneda.
    • Cruzando o lago, seguimos um regato e a descida torna-se uma verdadeira e intrépida aventura devido aos declives do relevo. À medida que vamos descendo, podemos observar lá no fundo a igreja e o aldeamento da Peneda, assim como também, ao nosso lado esquerdo, a “Fraga da Meadinha”, procurada por inúmeros escaladores nacionais e estrangeiros.

    O Santuário da Nossa Senhora da Peneda

    • A lenda de Nossa Senhora da Peneda e a provável edificação de uma pequena ermida no local da aparição durante o século XIII, criam um cenário de culto durante a Idade Média, solidificado num novo templo edificado no século XVII, e definitivamente desenvolvido e consolidado na área de culto actual, iniciada no século XVIII e finalizada na centúria posterior. A romaria, realizada a 7 de Setembro, segue a tradição das grandes peregrinações marianas da Época Moderna, onde a envolvente paisagística, nomeadamente a proximidade de um grande elemento rochoso natural e a forte visibilidade, favoreceram o desenvolvimento de uma ambiência própria, com maior liberdade festiva e um isolamento espiritual mais próximo das necessidades dos romeiros.

 

Ficheiros para Download:
  • Como chegar... Download PDF 123 KB