Actividades do Mês
  • Observação de aves no estuário do Cávado

    (Esposende)

    Observação de aves

    Este espaço natural alberga numerosas espécies de Aves, particularmente durante a migração outonal. Nesta época, o estuário do Cávado é frequentado por numerosas espécies de Aves que nele procuram abrigo e alimentação, para poderem prosseguir a sua longa jornada em direcção a África, onde passarão o Inverno.

    Durante o Inverno, estão presentes no estuário do Cávado várias espécies oriundas do norte da Europa,  que aqui encontram condições mais favoráveis para enfrentarem os rigores invernais.

    Esta actividade terá início no limite norte do estuário, junto ao Farol de Esposende, local privilegiado para a observação de aves limícolas. Posteriormente segue-se para Fão (margem sul do rio), onde se irão percorrer os habitats mais característicos do meio estuarino, terminando na duna situada no ponto mais elevado da restinga, entre o Atlântico e o Cávado.

    Ao longo do percurso efectuar-se-ão paragens em locais estratégicos, de forma a poder-se observar com pormenor aspectos da morfologia e comportamento dos principais grupos de aves estuarianas.

     

    Passeio fluvial

    A viagem pelo estuário do rio tem a duração de cerca de hora e meia, passa pela zona da barra, por Fão e  ruma, rio acima, até à Barca do Lago (se possível). Pelo caminho, os visitantes podem observar as belezas das dunas e do pinhal de Ofir e conhecer aspectos particulares do comportamento e habitat dos corvos-marinhos, garças, patos-reais, lontras, borrelhos, gansos, pilritos e de várias espécies piscícolas como a solha, a enguia e a lampreia.

     

    Programa:

    • Início às 9:30h no largo junto ao farol de Esposende; Fim da actividade às 16:00h.
    • O programa pode sofrer pequenos ajustes em função das marés.

 

Ficheiros para Download:
  • Como chegar... Download PDF 102 KB
  • Vista aérea do percurso de barco Download PDF 1144 KB