Actividades do Mês
  • O Românico e a Gastronomia de Felgueiras

    (Felgueiras)

    PROGRAMA

    9:30 Ponto de encontro junto ao Mosteiro de Pombeiro

    • Boas vindas aos participantes

    Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

    • Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre-Douro-e-Minho. Fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica. Apesar das extensas obras de que foi alvo nos séculos XVII e XVIII, conserva ainda a planta, os absidíolos e o portal principal da sua fundação medieval. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.

    Igreja de São Vicente de Sousa

    • A Igreja de Sousa fazia parte de um conjunto conventual, cuja construção se concluiu no século XIII, como atesta a inscrição ao lado do portal norte, referindo a sua consagração solene no ano de 1214. O portal principal apresenta três pares de colunas e quatro arquivoltas, desenvolvidas em profundidade, com bases bolbosas e em que um dos pares de colunas é octogonal. O tímpano possui, como decoração, uma cruz de Malta vazada.

    Almoço no restaurante Brasão

    • Cabrito assado no forno à Padeiro

    Igreja de São Mamede de Vila Verde

    • A referência documental mais antiga respeitante à Igreja de São Mamede de Vila Verde data de 1220. Integrava então o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. É constituída por uma única nave e cabeceira retangulares. Os vestígios da pintura mural mostram que a parede da cabeceira foi pintada à maneira de um retábulo, onde são identificadas as representações de S. Bento e supostamente de S. Bernardo.

    Visita com prova à Quinta da Lixa

    • Uma oportunidade para visitar a adega, a linha de enchimento e provar os seus vinhos.