Actividades do Mês
  • Provas no Douro; Vindimas no Dão

    (Douro vinhateiro | Santar)

    Programa Detalhado:

    1º dia – As Quintas do Douro Vinhateiro

    09:00 Partida do Porto para o Douro Vinhateiro em minibus.

    • O nosso programa começa com o mata-bicho na aldeia vinhateira de Provesende. Aqui poderá provar alguns dos petiscos tradicionais da gastronomia duriense, confeccionados pela mão da Graça Monteiro, proprietária do restaurante que tem provavelmente a cozinha mais pequena do mundo.
    • Vamos entrar numa das zonas mais belas do Douro Vinhateiro e a prova disso é a paisagem que se admira até chegarmos ao Pinhão. São uma profusão de Quintas e vinhedos todos eles minuciosamente trabalhados num solo agreste e xistoso.
    • Com o rio Douro à vista é tempo para contemplar um espaço único e singular, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. As nossas experiências sensoriais continuam, agora com um almoço tradicional duriense, servido no meio das vinhas, com o rio Douro à nossa frente.
    • Lugar da vida duriense por excelência, a Quinta é o ponto privilegiado para se encontrar o fio condutor entre a vinha e o produto final. Oportunidade para visita e prova em duas quintas com características distintas mas que refletem a mesma paixão: Os vinhos do Douro e do Porto.

    Partida, ao final da tarde, para a região do Dão

    Check-in no Hotel da Urgeiriça 4*, em Nelas.

    Jantar livre

     

    2º dia – Vindima no Dão

    08:00 Pequeno-almoço

    08:45 Check-out do hotel

    09:00 Programa de Vindimas

    • Inícamos o dia com um café de boas-vindas no Paço dos Cunhas de Santar, seguido de um passeio até à vinha na Casa de Santar. Aqui, ser-lhe-á entregue um kit de vindima para que a experiência seja autêntica. Agora arregace as mangas e mãos ao trabalho, participe mas acima de tudo divirta-se! No meio de muita animação e cantares ao desafio tempo para a tradicional “Bucha” e partilha de experiências.
    • Chegada a hora do “verdadeiro” repasto, os participantes serão presenteados, em plena vinha, com um verdadeiro piquenique gourmet, recheado dos melhores produtos da região.
      Depois de um merecido descanso iremos visitar a adega da Casa de Santar para uma explicação sobre o processo de vinificação e a sua importância na elaboração de um vinho de qualidade.
    • E é aqui que os mais aventureiros poderão ter outra experiência sensorial: Entrar no lagar e participar na pisa da uva.
    • E porque o dia já vai longo e recheado de emoções, o programa termina com uma visita aos jardins e museu das carruagens da Casa de Santar, seguido da entrega do diploma de participação na vindima.

    18:30 Regresso ao Porto