Actividades do Mês
  • Orquideas no Porto; Camélias em Guimarães

    (Guimarães)

    PROGRAMA

    Sábado, 24 de Março (Porto - Guimarães)

    • O nosso programa inicia-se com uma visita à III Exposição de Orquídeas do Porto, na biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, onde os participantes poderão ainda assistir a algumas das palestras que se vão desenrolar.

      Depois de um almoço livre no restaurante de Serralves far-se-á a deslocação em autocarro turístico para Guimarães a fim de visitarmos a II Exposição de Camélias nos Cláustros do Convento de Santa Clara (Câmara Municipal), em pleno centro histórico da cidade. Esta será uma oportunidade para contemplar e apreciar a riqueza e variedade das diversas formas, tamanhos e cores de camélias que existem em Portugal, trocar impressões com os produtores ou ainda comprar produtos caseiros elaborados à base de camélias.

      Alojamento no Villa Hotel, uma unidade de 4 estrelas, localizada numa das ruas mais dinâmicas da cidade e bem junto ao centro histórico.

      Jantar no restaurante Histórico

      Regresso ao hotel

     

    Domingo, 25 de Março (Guimarães - Porto)

    • Pequeno-almoço no hotel. Saída do hotel para visitar os Viveiros Flavius, um dinâmico produtor de diversas variedades de camélias, essencialmente pela técnica da enxertia, e com vários prémios arrecadados em diferentes concursos de camélias.

      Segue-se uma visita guiada ao Centro Histórico de Guimarães, património da humanidade e capital europeia da cultura 2012. Uma autêntica viagem no tempo onde se cruzam espaços de matriz medieval com expressões de arquitectura contemporânea. O Castelo, o Palácio dos Duques, as casas em madeira do burgo medieval, as pequenas praças e toda uma vida cultural que fervilha em cada esquina está à nossa espera para ser descoberto e sentido.

      E é ao cruzar e uma esquina que faremos uma pausa para o nosso almoço no restaurante Solar do Arco. Um espaço muito típico que dá especial destaque à cozinha tradicional portuguesa.

      A tarde começa com uma visita aos Jardins de Baixo do Palácio Vila Flôr, os quais se desdobram em socalcos fronteiros à fachada norte do Palácio, para de seguida nos deslocarmos para a Pousada de Santa Marinha (Prémio Nacional de Arquitectura em 1985), resultado do restauro do bonito Mosteiro dos Agostinhos do século XII. Após entrarmos no portão principal deste majestoso monumento e atravessarmos os claustros chegamos à Cerca do antigo Mosteiro de Santa Marinha. Aqui podemos apreciar o jardim desenhado a buxos, alamedas de frondosas árvores e pequeno bosque de carvalhos no topo, uma pequena horta e um laranjal, alimentado por um curso de água que desce do monte da Penha. Este espaço integra um conjunto vegetal pouco comum, com espécies de grande significado biológico, bem como diversos elementos arquitectónicos, que revelam um interesse de ordem paisagística na fruição deste espaço ao longo de séculos. Tempo ainda para uma visita ao interior da Pousada e repousar numa das magníficas salas para tomar um Chá das 5.

      Chegada ao Porto prevista para as 19:30h

     

    Reserva e cancelamento:

    • Reserva
      Depósito de 50% do valor total no acto da inscrição.
      O restante pagamento deverá ser feito até 10 dias antes da data de partida.
    • Cancelamento
      Depois de confirmada a reserva, os cancelamentos serão penalizados de acordo com a data em que forem efectuados:
      A mais de 10 dias da data da partida – 50% do valor total da viagem
      A menos de 10 dias da data da partida – 100% do valor total da viagem