Actividades do Mês
  • Um dia na Rota do Românico

    (Vale do Sousa)

    Programa

    09h30 Encontro com o grupo junto ao Posto de Turismo de Lousada

    10h00 Visita à Torre de Vilar

    • A Torre de Vilar, com cerca de 14 metros de altura, está implantada no topo de um outeiro que domina um vale fértil e bem irrigado.
      Esta Torre, mais do que uma construção militar é um símbolo do poder senhorial sobre o território. Constitui um estimável testemunho da existência da domus fortis, a residência senhorial fortificada, na região do Vale do Sousa.

    10h30 Passagem pela Igreja de São Mamede de Vila Verde

    • A referência documental mais antiga respeitante à Igreja de São Mamede de Vila Verde data de 1220. Integrava então o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. É constituída por uma única nave e cabeceira rectangulares. Os vestígios da pintura mural, hoje muito residuais, mostram que a parede da cabeceira foi pintada à maneira de um retábulo, onde são identificadas as representações de S. Bento e supostamente de S. Bernardo.

    11h00  Visita ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

    • Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre-Douro-e-Minho. Fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica.
      O portal principal é um notável exemplo de escultura românica. Os capitéis de magnífica execução representam o que de melhor se esculpiu nesta região.

    12h00 Visita à Casa Museu do Pão-de-Ló de Margaride

    • Prove esta famosa iguaria e veja como se fábrica nos grandes fornos de lenha construídos em 1730.
    • E que tal "colocar as mãos na massa"? Preparámos uma experiência única: Aprender a fazer as cavacas... hummmm... que delícia... 

    • Sabia que a sua fabricante, Leonor Rosa da Silva, foi agraciada com o título de "Doceira da Casa Real" por ter presenteado a princesa D. Amélia na ocasião do nascimento de seu filho, o príncipe da Beira, com um exemplar deste delicioso bolo?

    13h00 Almoço regional no restaurante Santa Quitéria, Felgueiras

    15h00 Visita guiada ao Museu Municipal de Penafiel, breve passagem pelo centro histórico da cidade.

    • Da autoria dos consagrados arquitectos portuenses Fernando Távora e Bernardo Távora, o Museu Municipal de Penafiel distribui-se por três grandes temáticas: a Arqueologia, a História Local e a Etnografia. Integram um importante e variado espólio, desde materiais arqueológicos provenientes de vários sítios do Município, com especial relevo para o Castro de Monte Mozinho, até às instalações fluviais dos moinhos de rodízio que outrora ganhavam vida nas águas do Sousa e do Tâmega.


    17h00 Concerto musical no Mosteiro de São Pedro de Cête pelo Coro Gregoriano de Penafiel

    • A fundação do Mosteiro de São Pedro de Cête, que a tradição atribui a D. Gonçalo Oveques, remonta ao século X. Apesar da reforma da época gótica, esta Igreja é um testemunho da longa aceitação dos padrões românicos.

    Fim do Programa e regresso a Lousada

     

    Se pretender passar o fim-de-semana na região do Vale do Sousa podemos aconselhar o alojamento.

     

    Todas as fotos foram gentilmente cedidas pela Rota do Românico do Vale do Sousa